Gostou do Artigo ? |
A Polícia Judiciária divulgou um comunicado informando que a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) realizou cinco buscas domiciliárias e deteve cinco pessoas como parte da operação “Não te dispas na Net!”, que investiga crimes de extorsão. O inquérito foi conduzido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Loures.
De acordo com a Polícia Judiciária, a investigação teve início há cerca de um ano e tem como base o ‘modus operandi’ conhecido como ‘sextortion’, que consiste em abordar as vítimas através das redes sociais. Após conversas online, as vítimas são convidadas a partilharem conteúdos íntimos, como imagens ou vídeos, através das redes sociais ou videochamadas. Os criminosos aproveitam-se desses conteúdos para extorquir dinheiro, ameaçando divulgar as imagens junto dos familiares, amigos e contatos profissionais das vítimas.
A operação, que contou com a participação de duas dezenas de investigadores, resultou em buscas e detenções na região de Lisboa e do Porto. A Polícia Judiciária apreendeu equipamento informático, documentação bancária, dinheiro, cartões bancários de contas abertas em nome de terceiros e utilizados para branquear dinheiro, além de duas armas ilegais.
Os cinco detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.
Fonte: LUSA
Gostou do Artigo ? |