Gostou do Artigo ? |
Uma equipa de jornalistas da televisão britânica Sky News foi surpreendida numa emboscada russa e foi baleada.
O carro onde seguiam os jornalistas foi atingido por balas quando se dirigia para a capital ucraniana, na segunda-feira, avançou a estação televisiva, que só divulgou a notícia e as imagens na noite de sexta-feira, depois de a sua equipa ter sido repatriada para o Reino Unido.
Stuart Ramsay, jornalista da referida estação, foi baleado na região lombar enquanto que o operador de câmara tentou fugir do carro, mas também foi atingido por duas balas. Felizmente foi protegido pelo colete à prova de balas que usava.
Os 5 jornalistas que seguiam no carro conseguiram fugir ao som do grito “somos jornalistas”, em direção a uma fábrica próxima, onde um grupo de homens lhes abriu uma porta e acenou para que entrassem.
O jornalista ferido já explicou o que se passou, já em solo britânico.
““As balas caíam em cascata por todo o carro, nas janelas, no para-brisa, nos bancos, no volante, estava tudo completamente desintegrado”
“Tivemos muita sorte. Mas milhares de ucranianos estão a morrer e os russos estão a atacar as famílias. Estávamos num carro comum quando nos atacaram”.
Segundo a Sky News, as suspeitas sobre a responsabilidade do ataque recaem num “esquadrão de reconhecimento de sabotadores russos”.
O primeiro ministro britânico Boris Johnson já comentou o sucedido, elogiando a coragem dos jornalistas.
“É incrível ver a coragem desses jornalistas, que se colocam em situações aterrorizantes e perigosas”, lembrando que os jornalistas “colocaram a vida em risco” e garantindo que a “imprensa livre não será intimidada nem se acobardará perante atos de violência bárbaros e indiscriminados”.
WATCH: Sky News reporters ambushed near Kyiv, injuring one of them pic.twitter.com/zDXGGEwJ40
— BNO News (@BNONews) March 4, 2022
Gostou do Artigo ? |