Famosos

Ataque inédito a Zaporizhzhia instala o medo na Europa

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias de Portugal

O ataque – inédito na história – a Zaporizhzhia, a maior central nuclear da história está a instalar o medo em toda a Europa.

Os russos enviaram esta manhã um míssil contra a central nuclear de Zaporizhzhia mas, felizmente, não houve, por enquanto, alteração nos níveis de radiação, nem fuga de material radioactivo. O incêndio começou num edifício de treinos do lado de fora do complexo do reator principal e alastrou-se para dentro da fábrica.

O incêndio começou as 4h20(hora portuguesa) e foi extinto 2 horas depois, não resultado em danos humanos.

Entretanto, as autoridades ucranianas informaram que os russos tomaram conta da central nuclear e são eles que controlam agora as operações e os níveis de radioactividade.

Zelensky já acusou a Rússia de “terrorismo nuclear” e acusou Putin de poder cometer um desastre 6 vezes superior ao de Chernobyl, em 1986.

Foi um desastre global. Centenas de milhares de pessoas lutaram contra as consequências. Dezenas de milhares de pessoas foram retiradas. A Rússia quer repetir isso, mas seis vezes pior”, recordando que na central de Zaporizhzhia existem seis reatores de energiae que o desastre nuclear de 1986 foi provocado apenas pela explosão de um só.

Por sua vez, o ministro dos negócios estrangeiros da Ucrânia garantiu que seria 10 vezes pior que Chernobyl.

O exército russo está a disparar de todos os lados contra a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior central nuclear da Europa. O fogo já começou. Se explodir, será 10 vezes maior que Chernobyl! Os russos devem cessar IMEDIATAMENTE o fogo e deixar os bombeamentos estabelecer um perímetro de segurança”.

Zelensky lembrou ainda o ataque inédito e falou que isto pode ser onfimnda Europa.

Alertamos todo o mundo para o facto de que nenhum outro país além da Rússia alguma vez disparou contra centrais nucleares. Esta é a primeira vez na nossa história, a primeira vez na história da Humanidade. Este Estado terrorista recorreu agora ao terror nuclear”.

A Ucrânia conta 15 reatores nucleares. Se ocorrer uma explosão, é o fim de tudo. O fim da Europa. É a evacuação da Europa”.

Apenas uma ação europeia imediata pode travar as tropas russas. É preciso impedir a morte da Europa num desastre nuclear”.

https://twitter.com/divaD1996/status/1499538176246960132?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1499538176246960132%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.jn.pt%2Fmundo%2Fao-minuto%2Fdia-9-russia-ataca-e-toma-maior-central-nuclear-da-europa-14647338.html

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias de Portugal

Deixe o seu comentário: